segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Entrevista com o Coordenador Prof. Anadalvo para a revista Ambiente Energia

Hora de investir na formação

Por Júlio Santos, da Agência Ambiente Energia – Se você não tem uma visão ambientalmente adequada de produtos e processos produtivos, cuidado, pois suas chances de entrar neste competitivo mercado dominado pela busca da sustentabilidade e da economia de baixo carbono estão menores. Para o professor Anadalvo Juazeiro dos Santos, do Departamento de Economia Rural e Extensão da Universidade Federal do Paraná (DERE/UFPR), as empresas querem profissionais capazes de encaminhar soluções inovadoras para os problemas decorrentes tanto do uso inapropriado dos recursos naturais quanto dos problemas de poluição inerentes na maioria das vezes ao processo produtivo.
“O mercado busca profissionais capazes de inovar dentro de uma concepção de sustentabilidade aplicada nas mais diferentes atividades humanas”, destaca o professor, que tem como uma de suas linhas de pesquisa a economia do meio ambiente. Por meio do Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias (PECCA), a UFPR acumula uma larga tradição na capacitação de profissionais, como mostra o curso pós-gradução a distância “Economia do Meio Ambiente – Ênfase em Negócios Ambientais”.
Agência Ambiente Energia - Como o senhor avalia, hoje, as necessidades do mercado por profissionais com especialização em economia, meio ambiente e mudanças climáticas, por exemplo?
Anadalvo Juazeiro dos Santos - Há uma tendência de o mercado tanto em empresas públicas como privadas em selecionar profissionais capazes de ter uma visão ambientalmente mais adequada tanto no que diz respeito aos produtos como aos processos produtivos. Isto significa buscar profissionais capazes de inovar dentro de uma concepção de sustentabilidade aplicada nas mais diferentes atividades humanas.
Agência Ambiente Energia – O que as empresas estão buscando deste profissional?
Anadalvo Juazeiro dos Santos - Na minha opinião, elas buscam profissionais capazes de encaminhar soluções inovadoras para os problemas decorrentes tanto do uso inapropriado dos recursos naturais quanto dos problemas de poluição inerentes na maioria das vezes ao processo produtivo.
Agência Ambiente Energia – As empresas privadas vêm buscando este tipo de capacitação. E no caso das empresas públicas e órgãos de governo, como está a procura?
Anadalvo Juazeiro dos Santos - Sim. Em todos os setores das atividades econômicas as empresas tem investido na busca de soluções para problemas decorrentes da produção tanto na ponta do uso dos recursos naturais quanto das externalidades negativas (dejetos, rejeitos, poluição) dela decorrentes. Os órgãos governamentais têm por obrigação dar bons exemplos para a sociedade. Neste sentido, muitas empresas de caráter estatal vêm investindo na melhoria de seus processos e produtos de forma a adequarem-se aos preceitos sociais, econômicos e ambientais postos pelo desenvolvimento sustentável.
Agência Ambiente Energia – Qual é a valorização no mercado (salarial e de oportunidades) para um profissional com esta capacitação?
Anadalvo Juazeiro dos Santos – Embora não tenhamos no momento avaliações a respeito dos alunos egressos das primeiras turmas, há evidências de que o mercado vem valorizando profissionais com esta qualificação à medida que a maioria dos nossos alunos possui vínculo empregatício. Isto certamente representa interesse das corporações pelo tema objeto da especialização.
Agência Ambiente Energia – O que o senhor considera como pontos fortes do curso?
Anadalvo Juazeiro dos Santos – Os pontos fortes são a compreensão sobre a inserção dos requisitos ambientais pelas atividades econômicas bem como a indicação de princípios e caminhos para a busca de possíveis soluções. Outro ponto forte diz respeito a possibilidade viabilizada pela EaD (ensino a distância) de um aprendizado através da comunicação assíncrona a qual não se prende aos limites dados pelo tempo e espaço. É necessário apenas ter acesso à internet em qualquer lugar e em qualquer tempo.
Agência Ambiente Energia – O curso busca capacitar profissionais a terem uma visão econômica, de valoração dos recursos ambientais e sua utilização. Hoje, fala-se muito de sustentabilidade. Como valorar as iniciativas ambientais?
Anadalvo Juazeiro dos Santos - Os recursos ambientais possuem valor econômico extraordinários. Tudo o que a natureza levou milhões de anos para criar deve ser valorado e metodologias para tanto existem. Por outro lado, é necessário que a sociedade mundial contemporânea reconheça este valor e remunere sua conservação. Isto é indispensável para que pratiquemos o uso sustentável dos recursos da natureza, o que certamente significa o maior desafio global dos próximos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário