terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Energia e meio ambiente: Ipea divulga estudo

Da Agência Ambiente Energia - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, o “Comunicado do Ipea nº 77: Energia e meio ambiente no Brasil”, que integra a série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro. Segundo o Ipea, o estudo aborda questões como oferta interna e padrão de consumo energético do país, incluindo a análise da matriz energética brasileira, os percentuais de energia renovável e não renovável, além de projeções do consumo e investimentos futuros em energia. A geração de energia a partir de fontes alternativas, como a eólica, biomassa e solar, também faz parte do comunicado. O estudo ainda trata do consumo energético residencial, nos transportes e na indústria brasileira.
O Comunicado faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, pelo Ipea, de Eixos do Desenvolvimento Brasileiro: Inserção internacional soberana; Macroeconomia para o desenvolvimento; Fortalecimento do Estado, das instituições e da Democracia; Infraestrutura econômica, social e urbana; Estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; Proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e Sustentabilidade ambiental.
O primeiro conjunto de textos abordam temas como as opções brasileiras em termos de energia que respeitem as limitações ambientais nacionais e globais e instruam o debate em torno do que fazer para expandir a produção energética; o aproveitamento, valorização e a conservação da riqueza de biodiversidade; políticas públicas voltadas para a questão ambiental; a importância de uma legislação adequada que indique os caminhos a percorrer: mudanças climáticas; e geração de empregos “verdes”.
O livro Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano, cujos capítulos deram origem aos comunicados da série, contém mais 14 capítulos sobre outros temas relacionados ao meio ambiente no Brasil. Dentro da série, ainda serão divulgados comunicados sobre biodiversidade, políticas públicas de meio ambiente, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), direito ambiental, emprego verde e sustentabilidade na construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário